terça-feira, 9 de setembro de 2014

As varizes

As varizes (veias varicosas) são veias inchadas, torcidas e, às vezes, doloridas, que foram preenchidas com um acúmulo irregular de sangue. atinge 70% das pessoas com até 70 anos e, além de prejuízos estéticos, podem causar dor, desconforto e inchaço.

Causa: Normalmente, as válvulas na veia mantêm o sangue se movimentando em direção ao coração. Nas veias varicosas, as válvulas não funcionam adequadamente, permitindo que o sangue fique retido na veia. O acúmulo de sangue na veia causa um alargamento. Esse processo geralmente acontece nas veias das pernas, mas também pode ocorrer em qualquer outra parte do corpo. As varizes são comuns e afetam, na maior parte das vezes, as mulheres.

Outro fator importante é o hormonal. Durante as gestações, há uma maior liberação de hormônios, o que pode ocasionar diminuição do tônus da parede venosa. No final da gestação, a compressão do útero grávido sobre veias do abdômen também pode desencadear varizes. Existem estudos comprovando a relação entre o número de gestações e o aparecimento de varizes. O uso prolongado de anticoncepcionais e outros tratamentos hormonais também são fatores agravantes.

Sintomas de Varize
•Inchaço, peso e dor nas pernas

•Veias visíveis e aumentadas

•Tornozelos levemente inchados

•Descoloração marrom nos tornozelos

•Úlceras de pele próximas ao tornozelo (frequentemente visto em casos mais graves)

O tratamento das varizes pode ser conservador, em alguns casos, e consiste no uso de meias elásticas e utilização de medicamentos que melhoram o fluxo venoso. Entretanto, a cirurgia de varizes, sem dúvida, é sempre o tratamento ideal para se evitar as complicações próprias da evolução da doença, tais como, edema (inchaço), dermatites, pigmentações e endurecimento da pele, úlceras varicosas e tromboflebites (inflamação da parede da veia com formação de coágulo).
A cirurgia de varizes geralmente é feita sem internação hospitalar, e tem um ótimo resultado estético e a cirurgia com laser é outro método que pode ser utilizado.



O tratamento mais utilizado para microvarizes, ou telangiectasias, é a escleroterapia, através de injeções de medicamentos. A escleroterapia com espuma é outra opção, mas ainda necessita estudos mais aprofundados.




Outra opção é a utilização do Laser. Todavia, o método tem limitações por ser dispendioso, devido ao alto custo dos aparelhos, e porque pode ocasionar manchas hipocrômicas (brancas) na pele.

Musculação pode causar Varizes?

A atividade física, além de contribuir para uma vida mais saudável, é benéfica para nossa circulação. Por ajudar no retorno venoso, estar fazendo atividade física diariamente é uma das recomendações para o tratamento e a prevenção das varizes. Entretanto, exercício físico praticado de maneira incorreta (posicionamento errado, aparelhos sem manutenção adequada, velocidade acelerada) ou com sobrecarga pode trazer riscos não só causando o surgimento de novas varizes, como de outras lesões osteoarticulares.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/
http://www.minhavida.com.br/
http://www.varizes.com/
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário