terça-feira, 9 de setembro de 2014

Sonambulismo

O Sonambulismo é um distúrbio que ocorre quando pessoas andam ou realizam outra atividade enquanto ainda estão dormindo.
Causas
O ciclo normal de sono possui diferentes estágios, desde a leve sonolência ao sono profundo. Durante o sono REM (movimento rápido dos olhos), os olhos movem-se rapidamente e os sonhos vívidos são mais comuns.
Em cada noite, as pessoas passam por diversos ciclos de sono REM e não-REM. O sonambulismo ocorre com maior frequência durante o sono profundo não-REM (estágios 3 e 4 do sono) no começo da noite. Se o sonambulismo ocorre durante o sono REM, é parte do distúrbio comportamental do sono REM e tende a acontecer próximo à manhã.

A causa do sonambulismo em crianças normalmente é desconhecida. Fadiga, falta de sono e ansiedade estão todas associadas ao sonambulismo. Em adultos, o sonambulismo pode ocorrer com:
  • Álcool, sedativos ou outros medicamentos
  • Condições médicas, como convulsões parciais complexas
  • Distúrbios mentais
Em pessoas mais idosas, o sonambulismo pode ser um sintoma de uma síndrome cerebral orgânica ou distúrbios comportamentais do sono REM.
O sonambulismo pode ocorrer em qualquer idade, mas aparece com maior frequência em crianças entre 5 e 12 anos de idade. Há indicações de que seja familiar.
O sonâmbulo pode ser acordado? 
Não há perigo em acordar alguém nesse momento, no entanto, é preciso cuidado. “A pessoa acha que está dormindo, então, se for acordada, pode se assustar. O melhor é não fazer nada, até para não quebrar o sono”, recomenda a pediatra Márcia Pradella-Hallinan, médica do Instituto do Sono, de São Paulo. Paciência também é aconselhável, já que uma crise de sonambulismo dura em média cinco minutos.
O que fazer quando um sonâmbulo caminha? 
Simplesmente proteja a pessoa e tente encaminhá-la gentilmente de volta para o quarto. Para evitar acidentes, os especialistas recomendam colocar redes de proteção ou cadeado nas janelas, não deixar objetos pontiagudos em locais de fácil acesso e bloquear acesso a escadas.
A qualidade do sono é prejudicada? 
Como o sonâmbulo não acorda, não há prejuízo para o sono. E as crises não devem ser tão constantes a ponto de atrapalhar a noite. Porém, se o caso for freqüente – toda semana – e estiver dificultando o sono da família ou da pessoa existem recursos a serem aplicados.
Sonambulismo tem cura? 
Existe tratamento. O passo inicial para a resolução do sonambulismo está em uma boa consulta com um especialista no assunto. Por meio primeiramente de um exame clínico, o médico vai avaliar se a pessoa está passando por algum estresse ou se há outro fator externo influenciando o sono. Depois, pode pedir a polissonografia. “É importante saber quais são as condições e atenuar os comportamentos que podem causar o problema. É preciso avaliar com que freqüência ocorre e quais são os riscos a que ela está sujeita. Dependendo do caso, não há razão para fazer tratamento”, afirma Valladares Neto.
Se for o caso de tratamento, um dos recursos é a medicação. “Existe uma medicação que estabiliza o sono. Em geral, utiliza-se em torno de três a seis meses e, quando o medicamento é retirado, a pessoa não volta a ter crises de sonambulismo”, relata Márcia.
Fonte:

Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário