terça-feira, 28 de outubro de 2014

Segurança e Prevenção de Acidentes com Idosos





Cuide-se quando jovem para garantir uma boa saúde na terceira idade
Hábitos saudáveis de vida na infância e na juventude são fundamentais para garantir uma boa saúde depois dos 60 anos. Praticar exercícios físicos, dormir bem, adotar uma dieta balanceada e manter o peso ideal são os principais fatores que contribuem para uma melhor qualidade de vida na maturidade.

Uma alimentação rica em cálcio, por exemplo, irá garantir ossos fortes e menor risco de desenvolver a osteoporose, que segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, atinge 1 a cada 3 mulheres e 1 a cada 5 homens, sendo a principal responsável pelas fraturas em pessoas com mais de 65 anos. Tomar sol também é fundamental para a produção da vitamina D, que junto com o cálcio fortalece os ossos.

Mas, infelizmente, não são todas as pessoas que têm essa consciência. A maioria chega à terceira idade com diversos problemas de saúde. O processo natural do envelhecimento afeta a visão, a audição, o apetite, o sono, o equilíbrio, enfraquece a musculatura e os ossos. Isso aumenta muito o risco de quedas e acidentes domésticos, considerados hoje um verdadeiro problema de saúde pública, principalmente com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, que hoje é de 73 anos, em média, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Porque os idosos caem

O envelhecimento causa uma série de modificações no corpo, principalmente no sistema musculoesquelético. A coluna vertebral começa a se curvar, o que afeta o equilíbrio, também prejudicado quando há perda da audição ou da visão. A musculatura das pernas perde a firmeza e a flexibilidade, dificultando a mobilidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 1 a cada 4 idosos sofre quedas dentro de casa, pelo menos uma vez por ano. Em 34% dos casos, há algum tipo de fratura. E o pior é que a recuperação depois dos 60 anos é mais lenta, requer mais cuidados e, em muitos casos, piora a saúde do idoso. Um exemplo são os quadros de pneumonia, que ocorrem quando o idoso precisa permanecer na cama, imobilizado, deitado de costas, durante muito tempo para se recuperar de uma fratura no fêmur.
Conheça as 5 principais causas de acidentes de pessoas da terceira idade

1 - Queda da pressão arterial ao levantar da cama – 22%
2 - Esbarrões ou escorregões em objetos que não são visualizados – 19%
3 - Enfraquecimento de ossos e músculos – 18%
4 - Uso de calçados inapropriados - 14%
5 - Obstrução dos caminhos dentro de casa como móveis, escadas, tapetes – 11%

Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Uma vez que os acidentes com idosos acontecem, na maioria dos casos, dentro de casa, confira as ações que podem ser tomadas para tornar o lar um local seguro para pessoas com mais de 65 anos.

Casa Segura para Idosos

Dormitório
Cama: O colchão deve ser adequado para o peso e para a altura do idoso, podendo ser de molas ou de espuma. O importante é que tenha uma altura entre 55 e 65 centímetros, que facilite sentar-se e levantar-se com segurança.
Armário: O local deve ser bem iluminado para ajudar na localização dos objetos. Além disso, as portas devem ser fáceis de abrir e o móvel deve ser acessível, ou seja, não deve ter que obrigar o idoso a subir em escadas ou cadeiras para alcançar roupas e outros utensílios.
Mesa de cabeceira: é um móvel importante, que deve ter um abajur e um telefone com os números de emergência. Se o idoso precisa ingerir água durante a noite, o ideal é colocar uma garrafa e um copo de plástico, para evitar acidentes.
Outro item importante no quarto é uma cadeira ou uma poltrona, para calçar os sapatos, fazer uma leitura, etc. Não coloque nenhum tipo de tapete, exceto aqueles que são antiderrapantes. Também não deixe fios soltos ou qualquer outro objeto que possa obstruir o caminho ou causar acidentes.

Banheiro
O banheiro é um dos cômodos mais perigosos quando o assunto é queda de idosos dentro de casa. O ideal é colocar um piso antiderrapante, tanto no boxe quanto na área externa. Outro ponto fundamental é a instalação de corrimões ou barras de apoio no chuveiro e no vaso sanitário, para facilitar os movimentos de sentar, levantar e sair do banho. Se optar pela colocação de tapetes, sempre devem ser os do tipo antiderrapante. Em alguns casos, é recomendável colocar uma cadeira de plástico com pés de borracha antiderrapante dentro do chuveiro para que o idoso tome banho sentado. O vaso sanitário deve estar bem preso ao chão, com um assento confortável. Lembre-se: o box de vidro pode representar um perigo em uma queda durante o banho. O ideal é colocar um de plástico ou de outro material que evite cortes ou outros traumas em caso de acidente.

Cozinha
Considerada também um dos lugares mais perigosos, deve ser especialmente projetada para garantir a segurança do idoso. A regra do tapete é a mesma, se colocar, opte pelos antiderrapantes. A bancada da pia e o fogão devem ter uma altura aproximada de 80 a 90 centímetros, para proporcionar mais conforto ao idoso. Já em relação ao gás de cozinha, é importante colocar um adesivo na parede ou um aviso para desligar o gás na válvula sempre que não estiver utilizando. Os armários devem ser baixos para evitar o uso de cadeiras ou escadas pelos idosos, o que representa um verdadeiro perigo e provoca muitos acidentes.

Sala
A regra básica dos tapetes: retire-os ou coloque aqueles antiderrapantes. Outra dica é: quanto menos móveis e objetos, melhor. Os sofás devem ser confortáveis, com uma altura de 55 a 65 centímetros. Estantes devem estar muito bem presas às paredes, para não correr o risco de caírem sobre os idosos. O controle remoto evita o ato de levantar e sentar e com isso diminui a chance de queda. Fios nunca devem ficar soltos. Na sala de jantar, a mesa deve ter o tamanho de acordo com a altura do idoso e pontas arredondadas. Evite mesas que tenham a tampa solta ou de vidro.  Prefira as cadeiras sem braço, que facilitam a acessibilidade.


Escadas
Se a casa possuir escadas, é importante instalar corrimão dos dois lados da parede, prover uma boa iluminação, além de colocar fita adesiva colorida e antiderrapante nos degraus ou, principalmente, no primeiro e no último degraus.

Corredor
É vital deixar os corredores sempre bem iluminados, livre de objetos, tapetes, fios, etc.

Segurança dos Idosos na rua


Não é só dentro de casa que os idosos correm perigos. As ruas tornam-se mais inseguras quando a idade chega. Tanto para as pessoas com mais de 60 anos que dirigem, quanto para aquelas que andam de transporte público, a atenção deve ser redobrada. Além disso, os idosos estão mais sujeitos a assaltos, roubos e golpes. Veja como se proteger:

- Os pedestres devem sempre andar na calçada, distantes da guia, para evitar que uma tontura ou um tropeço os façam cair em meio aos carros;
- Para os idosos com dificuldades para andar, o ideal é usar um andador ou uma bengala para dar mais firmeza ao passo;
- Para atravessar a rua, espere sempre o sinal de pedestre ficar verde ou nos locais sem semáforo peça ajuda para outra pessoa;
- Evite carregar muito peso, peça ajuda de familiares ou de cuidadores;
- Use sapatos adequados e cuidado com buracos, troncos de árvores ou locais acidentados, que podem causar uma queda;
- Se estiver dirigindo, evite distrações e faça os exames de vista e audição regularmente;
- Ao sair de um veículo, escolha o lado da calçada para desembarcar.

Segurança Geral

- Em casa, certifique-se de deixar portões e portas trancados. Se a janela é muito perto da porta, nunca deixe a chave na fechadura, isso facilita que uma pessoa consiga alcançá-la e entre na casa;
- Nunca abra a porta para pessoas que você não conheça ou para prestadores de serviço que você não tenha chamado. Se for o caso, chame a polícia;
- Evite guardar grandes quantias de dinheiro em casa. Prefira deixar no banco ou encontre um lugar seguro. Entretanto, mantenha segredo disso para não chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas;
- Tente manter contato regular com vizinhos em quem confia se você precisar de ajuda;
- Fique atento na hora de sair ou entrar em casa, note se há pessoas estranhas por perto;
- Ao sair de casa, não use joias ou objetos de valor, isso chama a atenção dos criminosos, que veem os idosos como um alvo mais fácil;
- No caso do homem, nunca coloque a carteira no bolso de trás da calça;
- Reduza o número de documentos quando for sair, ou seja, não leve talões de cheque, cartões de crédito, título de eleitor, etc. Carregue apenas o necessário;
- Procure estar acompanhado de um familiar ou de um cuidador quando for ao banco retirar a aposentadoria ou fazer alguma compra de valor;
- Nunca aceite ajuda de estranhos na rua para carregar seus pertences ou para ajuda-lo a fazer operações bancárias;
- Fique atento aos golpes frequentes aplicados nos idosos como falso sequestro de filhos ou parentes, bilhete de loteria premiado, golpes envolvendo a aposentadoria, como empréstimos ou prêmios;
- Por fim, grave no celular os números de emergência como a polícia, 190, o SAMU, 192 e os bombeiros, 193, além dos telefones dos parentes mais próximos. Se possível, anote em um papel também para reforçar a memória.

Perguntas e Respostas

1 - Quais os principais perigos “ocultos” nas casas de pessoas idosas?
Quantidade excessiva de móveis e objetos, sapatos espalhados pelo chão, animais de estimação soltos andando pela casa, tapetes, tacos soltos ou pisos quebrados, pisos encerados ou escorregadios, fios elétricos soltos, escadas sem corrimão, dificuldade em alcançar objetos em armários, falta de iluminação adequada em alguns ambientes, etc.

2 - Por que o idoso perde a força muscular?
O processo de envelhecimento causa o aumento da quantidade de gordura, diminui a massa magra e causa a queda do colágeno. Isso acontece devido à morte celular e à atrofia muscular. Por isso, é fundamental praticar uma atividade física regularmente, 30 minutos por dia, todos os dias. Caminhar, fazer hidroginástica e um treino específico para fortalecer os músculos, principalmente os dos membros inferiores. Além disso, a alimentação também deve ser saudável, ou seja, rica em frutas, verduras, legumes, fibras, e reduzida em sal, gordura e açúcar.

3 - Ao levantar da cama, o idoso costuma sentir-se tonto, por que isso acontece?
Isso pode ter várias razões. Entretanto, a mais comum é a queda da pressão arterial, que pode ser causada pelo uso de medicamentos, por distúrbios no labirinto (ouvido interno), por falta de alimentação ou desidratação, por diabetes descontrolada ou por doenças que atingem o sistema nervoso. O ideal é que o idoso, ao acordar, primeiro se sente na cama, espere alguns minutos e se levante quando se sentir seguro.

4 - Qual o tipo de calçado mais apropriado para o idoso?
Os calçados são responsáveis por grande parte das quedas de pessoas idosas. Usar chinelos é totalmente desaconselhável, porque a chance de cair é maior, pela falta de estabilidade que este tipo de calçado tem. Outro ponto é que os idosos tendem a escolher calçados maiores que o número para não machucar o pé, o que facilita uma queda. As mulheres idosas devem evitar o uso de salto alto, acima de 2,5 cm. Solados excessivamente macios são outro fator de risco.
Portanto, o calçado ideal é aquele que se adequa ao tamanho do pé, com salto baixo, solado fino e antiderrapante, que dê estabilidade. Outra sugestão é preferir calçados com velcro em vez de cordões para facilitar a colocação. Além disso, podem acomodar melhor eventuais alterações como deformidades na parte superior do pé e inchaços ao longo do dia.



Fonte: http://www.sautil.com.br/

Compartilhe : :

1 comentários: